6 dicas para planejar uma viagem inesquecível
- Maria Margarida dos Santos
- 11 de set. de 2023
- 8 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024

Você sonha em viajar pelo mundo, mas não sabe por onde começar? Você se sente perdido na hora de escolher um destino, reservar passagens e hospedagem, planejar atividades e fazer as malas? Você tem medo de enfrentar imprevistos e problemas durante a sua viagem?
Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, este artigo é para você. Aqui, você vai aprender como planejar uma viagem incrível em 6 passos simples. Seguindo essas dicas, você vai economizar tempo e dinheiro, evitar surpresas desagradáveis e aproveitar ao máximo a sua viagem. Vamos lá?
Viajar é uma experiência transformadora. Depois de uma viagem, nunca mais somos os mesmos. Voltamos com uma bagagem emocional e de conhecimento que nos faz crescer e evoluir. Trazemos conosco tudo o que vivemos e sentimos. E essa experiência se incorpora ao que somos, nos tornando um pouco mais sábios.
Mas para garantir que a experiência seja boa, é preciso planejar a viagem. Improvisar pode ter o seu charme, mas não quando queremos descansar, nos divertir ou nos conectar com nós mesmos. Por isso, mãos à obra. Pense na sua próxima viagem como um evento marcante da sua vida e garanta que ele seja maravilhoso. Apresentamos a seguir um roteiro para você decidir o seu destino de descanso e curtir um período maravilhoso em sua vida.
Dica 1 - Escolha o seu destino de sua viagem inesquecível
Para escolher o destino, você deve considerar os seus interesses, preferências e objetivos. O que você quer fazer na sua viagem? Conhecer uma cultura diferente, relaxar na natureza, se aventurar em esportes radicais ou visitar lugares históricos? Qual é o seu tipo de paisagem favorito? Praia, montanha, cidade ou campo? Com quem você quer viajar? Sozinho, com amigos, com família ou com seu amor?
Depois de definir o seu perfil de viajante, você pode pesquisar sobre locais que tenham os atrativos que você procura. Você pode se inspirar em diversos fontes: influenciadores de viagem, fotografias, documentários, história… Use e abuse das redes sociais para conhecer os melhores destinos para você. Assim, você descobre o que gosta e o que não gosta nesses lugares.
Selecione dois ou três lugares que chamem a sua atenção. O bom de planejar uma viagem é que você já começa a sonhar com ela antes mesmo de realizá-la.
Agora que você já tem alguns candidatos a destino, é hora de compará-los. Para escolher o destino final, o lugar deve atender outros critérios além de suas belezas turísticas, como por exemplo: o custo da viagem, as condições climáticas na época que você pode viajar, as restrições culturais, as questões sanitárias, os problemas políticos etc.
Algumas fontes de informação úteis para pesquisar o destino são:
Sites de viagens: Eles oferecem informações sobre os principais pontos turísticos, atrações culturais, gastronomia, transporte e segurança do destino. Alguns exemplos são:
TripAdvisor: é um site que oferece avaliações, dicas e reservas de hotéis, restaurantes e atrações turísticas.
Lonely Planet: é um site que oferece guias de viagem, inspiração e dicas de destinos.
Viator: Viator é um site que oferece reservas de passeios, atividades e experiências
Guias turísticos: Eles fornecem informações detalhadas sobre a história, a geografia, a cultura e as curiosidades do destino. Alguns exemplos são
Blogs de viagens: Eles compartilham experiências pessoais, dicas práticas, roteiros personalizados e fotos inspiradoras do destino. Alguns exemplos são
Viaje na Viagem: dicas, roteiros e informações de viagem, com foco em destinos brasileiros e internacionais
360 Meridianos: relatos, guias e inspiração de viagem, com foco em cultura e sustentabilidade.
Mochileiros.com: fóruns, blogs e dicas de viagem, com foco em mochilão e aventura.
Redes sociais: Eles permitem interagir com outros viajantes, pedir recomendações, tirar dúvidas e ver opiniões reais sobre o destino. Alguns exemplos são Facebook, Instagram e Pinterest.
Você pode definir o melhor custo/beneficio da viagem comparando o custo de vida em sites que oferecem comparações de custo de vida entre diferentes países e cidades, incluindo preços de aluguel, alimentação, transporte e lazer. veja dois exemplos abaixo:
Numbeo - usa dados fornecidos pelos usuários, permitindo comparar o custo de vida entre diferentes bairros e marcas de produtos
Expatistan - usa dados coletados por profissionais, permitindo comparar o custo de vida entre diferentes países e cidades
Depois de avaliar todos os prós e contras de cada opção, você finalmente encontrou o seu destino ideal. Parabéns! Agora prepare-se para conhecer esse lugar em detalhes e aproveitar ao máximo a sua estadia.
Dica 2 - Informe-se sobre o seu destino
Você já sabe que o destino escolhido não tem restrições. Agora é hora de se informar melhor sobre o local para planejar bem as suas atividades durante a sua estada. Esse conhecimento vai ajudar você a aproveitar mais o local e a viajar de forma mais eficiente.
Antes de viajar, é importante conhecer as leis e costumes locais. Isso vai ajudar você a evitar problemas e garantir uma viagem tranquila. Algumas fontes de informação úteis para conhecer as leis e costumes locais são:
Sites oficiais: Eles oferecem informações sobre vistos, vacinas, documentos, moeda, impostos e outras questões burocráticas. Alguns exemplos são:
Portal Consular: informações sobre vistos, documentos e orientações para brasileiros viajarem a outros países;
Anvisa: informações sobre saúde, vacinas e regulamentação de produtos para saúde;
Receita Federal: disponibiliza informações sobre impostos, alfândega e bagagem.
Sites culturais: Eles oferecem informações sobre a cultura, a religião, a etiqueta, a gastronomia e as tradições do destino. Alguns exemplos são:
Cultura Mix: guias de turismo para o Brasil e exterior, com dicas de viagens para diversos destinos;
Viagem e Turismo: reportagens, fotos e vídeos sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo;
Matador Network: exibe conteúdo sobre aventura, cultura e sustentabilidade pelo mundo.
Sites de viagens: Eles oferecem informações sobre as dicas, os alertas, os cuidados e as precauções que os viajantes devem ter no destino. Alguns exemplos são Viaje na Viagem, 360 Meridianos e Mochileiros.com.
Muito bem! Você já se informou sobre o seu destino dos sonhos e ainda está apaixonado por ele? Então vamos planejar as atividades.
Dica 3 - Organize as atividades
Organizar as atividades que você quer fazer com antecedência permite que você otimize o seu tempo e o seu orçamento. Você evita conflitos de agenda, perdas de oportunidades ou atrasos por falta de informação sobre rotas ou possíveis obstáculos. Isso vai ajudar você a aproveitar ao máximo a sua viagem e evitar surpresas desagradáveis.
Você pode usar aplicativos que ajudam a montar o seu roteiro, criar listas de tarefas e lembretes. Alguns exemplos são:
Google Trips, organiza as reservas de voos, hotéis, transportes e restaurantes a partir do gmail.
TripIt: cria itinerários de viagem com base nas confirmações de e-mail.
PackPoint: sugere o que levar na mala de acordo com o destino, o período e as atividades. Esta informação permite avaliar o que levará na bagagem e o que pode ser comprado no destino.
Dica 4 - Providencie a documentação: passaporte, vacinas e seguro-viagem
Confira a documentação necessária para entrar no seu destino escolhido. Para viajar de avião, seja dentro do Brasil ou para o exterior, é preciso apresentar um documento de identificação válido e com foto. Para viajar para o exterior, além do documento de identificação, é necessário ter um passaporte nacional válido e, em alguns casos, um visto para o país de destino.
Também é importante verificar as exigências de vacinas e outras regras para permanência no país de destino. Para viajar com crianças ou adolescentes, é preciso seguir as regras específicas para cada situação, como a necessidade de autorização judicial ou dos pais ou responsáveis. Em algumas circunstâncias, são exigidas documentações especiais. Certifique-se de providenciar todas elas.
Alguns países exigem um seguro-viagem obrigatório, como os que fazem parte do Tratado de Schengen na Europa. Nesses casos, é preciso verificar as coberturas mínimas exigidas e contratar um plano que atenda a esses requisitos. Além disso, é bom considerar o custo de vida e os riscos do destino, como clima, segurança e saúde. Um seguro-viagem é importante porque ele pode proteger você de vários imprevistos e problemas que podem ocorrer durante a sua viagem, como: acidentes, doenças, cancelamentos, extravios, roubos e emergências.
Para fazer um seguro-viagem, você pode usar aplicativos que comparam preços, coberturas e benefícios. Alguns exemplos são
Seguros Promo - compara planos de 8 seguradoras e oferece descontos
Real Seguro Viagem - compara planos de 9 seguradoras e reembolsa na hora
Compara Online - compara ofertas e dá dicas de escolha.
Existem alguns aplicativos que podem facilitar o processo de tirar o passaporte e o visto para viajar para o exterior. Alguns exemplos são:
Passaporte Digital: Esse aplicativo permite solicitar a emissão do passaporte comum brasileiro de forma rápida e fácil. Você pode preencher o formulário, pagar a taxa, agendar o atendimento e acompanhar o status do seu pedido pelo celular. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Visto Online: Esse aplicativo permite solicitar o visto para diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e China. Você pode preencher o formulário, enviar os documentos, pagar a taxa e receber o visto por e-mail. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
e-Visa: Esse aplicativo permite solicitar o visto eletrônico para alguns países que oferecem essa modalidade, como Índia, Vietnã, Turquia e Camboja. Você pode preencher o formulário, enviar a foto, pagar a taxa e receber o visto por e-mail. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Para guardar sua documentação você pode usar o aplicativo Passport.app que permite que você escaneie seus documentos de viagem, como passaporte, carteira de motorista, seguro-viagem etc., e armazene-os em um único lugar de forma segura e protegida. Ele é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Dica 5 - Reserve as passagens, a hospedagem e os ingressos
Você já sabe tudo o que quer fazer no destino, agora é hora de garantir as passagens, a hospedagem e os ingressos para eventos, se for o caso. É importante fazer isso com antecedência, especialmente se a viagem for durante a alta temporada.
Acompanhar promoções: Você pode usar aplicativos que alertam sobre promoções, ofertas e descontos. Alguns exemplos são:
Passagens Imperdíveis: ofertas de passagens aéreas nacionais e internacionais
Melhores Destinos: divulga promoções de passagens aéreas, hotéis e pacotes de viagem
Voopter: compara preços de passagens aéreas e permite criar alertas de ofertas.
Para reservar as passagens, você pode usar aplicativos que comparam preços, datas, horários e companhias aéreas. Alguns exemplos são:
Skyscanner: compara preços de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros.
Para reservar a hospedagem: você pode usar aplicativos que comparam preços, localização, avaliação e serviços. Alguns exemplos são:
Booking: reservas de hotéis, pousadas, casas e outros tipos de acomodações.
Trivago: compara preços de hotéis em centenas de sites de reserva, incluindo o Booking.
Hoteis.com: oferece reservas de hotéis, resorts, pousadas e apartamentos.
Você também pode usar aplicativos que oferecem opções alternativas, como casas, apartamentos, hostels e pousadas. Alguns exemplos são:
Couchsurfing: hospedagem gratuita em casas de moradores locais.
Hostelworld: reservas de hostels, albergues e pousadas.
Casas de Margarida: reservas de imóveis no Nordeste. Em Porto de Galinhas - PE, Maceió - AL e Morro de São Paulo - BA.
Para planejar as atividades: você pode usar aplicativos que facilitam a compra de ingressos, passeios e experiências. Alguns exemplos são:
GetYourGuide - reserva passeios, ingressos e experiências em mais de 170 países.
Klook - reserva atividades, transporte e Wi-Fi em mais de 100 destinos
Tiqets - reserva ingressos para museus e atrações em mais de 60 países,
Dica 6 - Elabore um cronograma das atividades
Depois de identificar tudo o que você precisa fazer, elabore um cronograma com o prazo e as prioridades para executar o planejamento. Veja um exemplo simples, mas ilustrativo: preciso tirar o passaporte antes de solicitar o visto. Os atestados médicos e de vacinas podem ter prazo de validade.
Um aplicativo ou site que pode ser eficiente para fazer cronograma de atividades de viagem é o Wanderlog Travel Planner. Ele permite criar, organizar e mapear os planos de viagem, além de sincronizar com o Google Maps e o Google Agenda.
Parabéns! Você escolheu um destino dos sonhos, já sabe tudo o que é necessário sobre ele, já definiu as atividades e eventos do roteiro e já tem toda a documentação e reservas para realizar sua viagem inesquecível.
Indispensável para organizar uma viagem!