Em qualquer viagem é bom considerar levar alguns medicamentos básicos para qualquer eventualidade. Ninguém viaja para ter problemas de saúde, mas imprevisto acontecem e quando viajamos estamos sujeitos a algum contratempo devido à exposição a lugares, alimentos e situações diferenciadas.
Aqui estão algumas dicas importantes para garantir que você tenha uma viagem segura e tranquila ao viajar com medicamentos. Esperamos que essas informações sejam úteis e que você possa aproveitar ao máximo sua viagem!
Dica 01 - Medicamentos de uso contínuo não devem ser despachados.
Se você precisa levar medicamentos de uso contínuo em sua viagem, é importante saber que esses medicamentos não devem ser despachados na bagagem que será transportada no compartimento de carga do avião. As regras da ANAC determinam que estes medicamentos devem ser de fácil acesso e por isso devem ser levados na bagagem de mão. Leve os medicamentos que precisam de refrigeração em uma bolsa térmica na sua bagagem de mão. Assim, você evita que os seus medicamentos percam a eficácia ou estraguem devido à temperatura. Por exemplo, coloque a sua insulina, o seu hormônio de crescimento, o seu antialérgico e o seu anti-inflamatório em uma bolsa térmica na sua bagagem de mão.
Dica 02 - Tenha sempre a receita médica ao viajar com medicamentos.
A posse da receita médica é importante para garantir que você tenha acesso aos medicamentos que precisa durante a viagem. Além disso, pode ajudar a evitar problemas na alfândega. É importante levar a prescrição médica dos remédios no nome do paciente, especialmente se a viagem for para o exterior, preocupando-se, nesse caso, em levar uma versão da prescrição em inglês e o comprovantes de compra. Considere fazer e levar consigo uma lista detalhada dos medicamentos que habitualmente toma (nome comercial, substância ativa, dosagem, etc.), sobretudo para o controle de segurança no aeroporto.
Dica 03 - Verificar as normas sanitárias do destino.
Verificar as normas sanitárias do destino é importante para garantir que você esteja ciente de quaisquer restrições ou requisitos especiais para medicamentos. Isso pode ajudar a evitar problemas na alfândega e garantir que você tenha acesso aos medicamentos que precisa durante a viagem. Se você precisar levar medicamentos para animais de estimação em sua viagem, verifique se há requisitos especiais para o transporte desses medicamentos.
Dica 04 - Levar doses extras para as contingências.
Levar doses extras de seus medicamentos é importante em caso de emergência ou atrasos inesperados. Isso pode ajudar a garantir que você tenha acesso aos medicamentos que precisa durante a viagem.
Dica 5 - Conserve as embalagens originais.
Manter seus medicamentos em suas embalagens originais é importante para evitar problemas na alfândega e garantir que você tenha acesso aos medicamentos de que precisa durante a viagem.
Dica 06 - Leve uma farmácia básica.
Levar uma farmácia básica com você, incluindo medicamentos para dor de cabeça, enjoo, diarreia e outros problemas comuns de saúde, pode ajudar a garantir que você esteja preparado para qualquer eventualidade. Se você precisar levar medicamentos líquidos, como xaropes ou sprays nasais, verifique se há limites de quantidade e embalagem. Verificar as restrições do país de destino para medicamentos que, no Brasil, não necessitam de receita médica é importante para evitar problemas na alfândega.
Dica 07 - Verifique as regras da sua companhia aérea.
Verificar as regras da sua companhia aérea em relação ao transporte de medicamentos é importante para evitar problemas durante o voo. Se você precisa levar medicamentos termolábeis, como insulina, verifique se há requisitos especiais para o transporte desses medicamentos. Xaropes, por exemplo, devem ser transportados em embalagem com capacidade até 100 mililitros. Estas embalagens devem ser colocadas em um saco transparente que possa verificado pelas autoridades.
Dica 08 - Verifique o prazo de validade dos seus medicamentos.
Confirme que todos os seus medicamentos estão no prazo de validade para não arriscar perder o efeito terapêutico ou provocar efeitos colaterais. Mantenha o horário regular de tomar os medicamentos. Considere o fuso horário, pois pode ser necessário que ajustar em algumas horas.
O aplicativo Bulário Digital - Medicamentos, disponível somente para Android, permite consultar mais de 9600 bulas de remédios sem precisar de conexão com internet. Outro aplicativo que pode ser usado para consultar é ProDoctor Medicamentos. Este está disponível também no IOS.
Espero que este post ajude a tornar sua viagem bem mais agradável.
Compartilhe este post com alguém que precisa dessa informação.
Comments